quarta-feira, 27 de julho de 2011

Alimentos Ricos em Fibras

Boa tarde!
Bem pessoal, não poderia deixar de comentar com vocês um assunto tão importante para todos, intestino preso, quando se fala desse assunto, devemos aplicá-los a todos: homes, mulheres, crianças ou idosos. Não importa a idade, o certo é que sempre há um grande desconforto. Pensando nisso resolvi dar uma pesquisada a respeito e tentar, junto com vocês, amenizar ou quem sabe resolver esse incômodo. E além disso as fibras ainda desempenham um papel fandamental em nosso organismo, então: Acrescente logo as fibras em seu dia a dia!
 Boa leitura!

Os alimentos ricos em fibras são muito importantes para a saúde. As fibras não são encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, apenas nas plantas. Elas são as partes dos grãos, vegetais e frutas que ajudam no processo digestivo e auxiliam o trabalhar do intestino.

Uma dieta rica em fibras e com pouca quantidade de gorduras melhora o funcionamento do intestino, previne doenças do coração, câncer e diabetes. As fibras também ajudam no controle de peso, prevenindo e tratando a obesidade. Estes alimentos ficam mais tempo no estômago e dão a sensação de saciedade. Assim, acabamos ingerindo menos calorias ao longo do dia.

Os alimentos comuns podem ser trocados pelos alimentos ricos em fibras e pelas versões integrais. Para quem não gosta muito dos integrais, existem em alimentos em forma de farelo, como a linhaça, por exemplo. Os farelos podem ser colocados em bolos, pães, massas e até mesmo no arroz.




Os feijões, ervilhas, grão de bico, lentilhas e outras leguminosas podem ser colocadas em sopas, cremes, ensopados e saladas, pois são excelentes fontes de fibras. Prefira consumir arroz integral, cevada integral, farelos, trigo para quibe em sopas, saladas e pratos principais. Além de mais saudáveis, também ajudam a diferenciar o cardápio do dia-a-dia.


As frutas e hortaliças como a maçã e a batata, também são ricas em fibras, que ficam concentradas em suas cascas. Faça saladas, recheios para sanduíches, tortas, sucos e coma frutas frescas.


Dicas sobre o consumo de fibras


Nunca aumente rapidamente o consumo de fibras na dieta, pois você pode sentir flatulências, estufamento, cólicas ou diarréia. Para evitar os desconfortos, o aumento deve ser gradativo, assim seu intestino pode se adaptar.


Aumente o consumo de líquidos, o ideal é de 6 a 8 copos diariamente, para não dificultar a absorção de minerais. As barrinhas de cereais são saborosas e podem ser encontradas em diversos sabores. Elas possuem alta quantidade de fibras como granola e outros cereais.


Conheça alguns alimentos ricos em fibras


Cereais integrais: aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça


Frutas:laranja, maçã, manga e ameixa, sempre com casca e bagaço


Vegetais: couve, repolho, agrião e berinjela


Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico

 Segue abaixo a recomendação diária recomendada para crianças e adultos:
A Fundação Americana de Saúde (AHF) e a Academia Pediátrica Norte-americana sugerem que crianças e adolescentes entre 3 e 20 anos devem somar sua idade acrescidas de 5 ou 10 g de fibras, para saber o consumo diário ideal. Por exemplo: uma criança de 7 anos deveria ingerir 12 a 17 g por dia. Após os 20 anos, a recomendação é de 25 a 35 g de fibras diárias.
Outra dica é não esquecer de beber bastante água, pois do contrário, a fibra pode resultar em prisão de ventre.
É sempre bom acrescentar hábitos saudáveis em nossa rotina, você pode começar comendo mais frutas, bebendo mais água e trocando massas brancas(pão, bolacha), por integrais.
Boa sorte nessa mudança e até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário