segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ah! Esse cabelo que não tem jeito!!

Olá queridas!!

  Com certeza você já se pegou falando essa citação acima não é? Quem não reclamou, ainda que seja apenas uma vez do cabelo, que nos condene!
  Então, as vezes parece que nosso cabelo, por pura implicância, resolve não responder às muitas tentativas de fazê-lo crescer lindo, digno de comercias de shampoo. Como já falei: você não é a única!
Bom, estamos indo bem! A primeira coisa é reconhecer que nossa moldura merece um trato especial pois embeleza aquilo já somos. Outra coisa a fazer é ter em mente uma palavrinha simples porém eficaz: Paciência. Você já teve  sensação de que quanto mais coisas você faz no cabelo mais parece que o resultado não aparece? Isso é porque chega um ponto que alteramos tanto a estrutura inicial do nosso cabelo que a única coisa que ele quer e respirar. Isso mesmo, respirar! A fibra do nosso cabelo é composta de escamas, uma vez que muito danificado, essas  escamas se abrem causando aquele efeito arrepiado e áspero. Essas escamas são chamadas cutículas, além das cutículas há a medula que é a parte interna do fio e o cotéx que funciona como um elástico dando elasticidade ao fio e serve também para armazenar a cor dos mesmos. Enfim, o importante é saber como cuidar deles com todo carinha que eles merecem! Vejam a figura de um fio e sua estrura:
estrutura do fio capilar
Então vamos as dicas:
  • Como disse acima, quando percebermos que nossos fios estão saturados de tanto tratamento, o bom mesmo é deixá-los respirar, por exemplo: Hidratar toda a semana, evitar prendê-los molhados pois isso agride muito  raiz e principalmente dar um bom tempo em tratamentos químicos que agridem muito os fios.
  • Boa alimentação,pois pasmem, os cabelos precisam sim de uma alimentação equilibrada. Segue tipos de alimentos bons pra nossas madeixas: Alimentos ricos em proteínas como carnes(magras), leite e ovos, e do complexo B como cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos. Assim também como a cenoura rica em vitamina A, grãos como a lentilha, grão de bico e feijão, ajudam e muito nessa recuperação.
  • Massagem! Isso mesmo, você não gosta de uma boa massagem? Nosso couro cabeludo também, aliás, ele agradece pois a massagem oxigena o couro cabeludo ativando a circulação e agindo em seu crescimento.
  • Bons produtos, não use qualquer produto em seu cabelo, certifique-se que é um fabricante confiável e o mais importante que seu cabelo reaja bem a esse produto. Aposte em boas máscaras para tratamento intensivo em pouco tempo você notará a diferença! E quem sabe, cabelos de comercial de shampoo sim, nós podemos!!!
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário